0

Exchange 2010 Assistente de Ausência Temporária (Out of Office) não responde

[the_ad_group id=”20″]

Hoje presenciei um problema muito estranho no meu Exchange 2010 SP3.

O serviço de ausência temporária em um de meus databases não estava funcionando. O usuário configurava a Ausência Temporária e quando alguém enviava um email para ela, não recebia a mensagem de resposta.

Depois de bastante pesquisar, encontrei no TechNet um procedimento rápido que resolveu meu problema.

Basicamente o serviço Mailbox Assistants funciona assim:

  1. Após iniciar, o serviço Mailbox Assistants faz diversas tarefas: pesquisa quais databases estão online, e cria multiplos objetos assistentes (incluindo o assistene OOF) para cada database.
  2. Ele verifica através da lista de mailboxes para ver quantas mailboxes tem em cada database.
  3. Ele cria uma sessão em cada database e se conecta todas a mailboxes, uma por uma. Caso o OOF esteja habilitado para uma mailbox, ele carrega as informações de OOF do usuário em cache. Este passo PRECISA ser completado antes que o serviço Mailbox Assistants possa processar eventos para as mailboxes, caso contrário ele falha. Se o System Attendant falha ao logar em umas das mailboxes, os serviços de assistência não processarão nenhuma mailbox no servidor.

Uma vez que os passos 2 e 3 são completados, os objetos assistentes estarão prontos para iniciar e se conectam em cada database.

Após isso, o assistente OOF pode processar as mailboxes, por exemplo atualizando o atributo PR_OOF_STATE quando o OOF está habilitado ou desabilitado no Outlook ou OWA. Regras ocultas são criadas na mailbox para o OOF funcionar.

Então, para resolver esse problema, rodei o Test-MAPIConnectivity em todas as mailboxes no servidor impactado, com o comando:

Get-Mailbox –Server nomedoservidor | Test-MapiConnectivity

Após o término, o serviço de OOF (Ausência Temporária) voltou a funcionar.

OBS: Verifique a mailbox de deu erro no momento da verificação, caso ela não seja mais necessária, apague. Não fique com lixo em seu Exchange.

 

Eduardo Seixas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.